Cine-Literatura

Data: 21, 23 e 25 de maio
Horário: 9h
Local: Biblioteca Padre Euclides (Rua Visconde de Inhaúma, 490, Centro)


E se você pudesse unir cinema e literatura para conhecer um pouco mais sobre ciência? É exatamente com essa proposta que o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, o Centro de Terapia Celular (CTC) e o Centro de Pesquisas em Doenças Inflamatórias (CRID) se uniram à Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto para trazer, durante a programação da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, o Cine-Literatura.

A iniciativa é fruto de outro projeto das três unidades, o Ciência com Pipoca, que é realizado desde 2016 com o objetivo de discutir temas ligados a ciência utilizando trechos de filmes e séries. Para a Feira Nacional do Livro, as apresentações são baseadas em filmes adaptados ou inspirados em livros. 

Serão três palestras, nos dias 21, 23 e 25 de maio, a partir das 9h, na Biblioteca Padre Euclides (Rua Visconde de Inhaúma, 490, Centro). Na primeira, os professores mestres Caio de Castro e Freire, Michele Dayane Facioli Medeiros e Rafael Gil de Castro discutem a imagem do cientista que o cinema e a literatura retratam, baseando-se em obras como Frankenstein, Jurassic Park, De Volta para o Futuro, entre outras. Na segunda palestra, o professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP) da USP Ribeirão Preto Marco Antonio de Almeida comenta os impactos da obra Neuromancer, que não apenas revolucionou a literatura de ficção científica como trouxe um novo gênero, o cyberpunk. Por último, o doutorando do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos Diego Renan Bruno aborda filmes sobre a dependência dos humanos em relação às máquinas e debate se essas obras representam apenas contextos de ficção científica ou se podem se tornar realidade.

O Cine-Literatura é gratuito e não é necessário se inscrever para participar. Escolas devem agendar a participação de grupos de alunos pelo telefone (16) 3977 9117. Mais informações sobre as palestras do Cine-Literatura: (16) 3315 0368 ou iearp@usp.br. A programação completa da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto está disponível no site
fundacaodolivroeleiturarp.com