Congresso discute saúde mental e capacita equipes na área

Embora o cuidado na área de saúde mental tenha alcançado grandes avanços no Brasil na última década, é necessário um espaço contínuo de reflexão diante de novos desafios que surgem. Com o objetivo de contribuir para a disseminação e discussão de boas práticas de intervenção e cuidados da Rede de Atenção Psicossocial, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicopatologia, Drogas e Sociedade (LePsis-USP) e o Laboratório Interdisciplinar de Inclusão e Desmedicalização da Educação (LIDE), ambos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, promoveram, com o apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, o II Congresso Internacional de Saúde Mental Escola de Franca e Franco Basaglia. 

O evento foi realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da USP. Na organização, estiveram ainda a Unesp Marília, o International Mental Health Collaborating Network (IMHCN) e o Dipartimento di Salute Mentale di Trieste, Itália. O Departamento de Saúde Mental de Trieste é atualmente um dos centros colaboradores da Organização Mundial da Saúde para oferecer treinamento em saúde mental e por isso promoveu esse evento, que já foi realizado várias vezes na Itália e teve sua segunda edição no Brasil. 

No dia 24, houve o oferecimento de consultoria aos serviços de saúde mental dentro do workshop Open Dialogue – Intervenção em crise, com Richard Armitage, no período da manhã, além de discussões entre as equipes e convidados internacionais. No período da tarde, foi realizado também um workshop com Rolf Sundet (Noruega). Já no dia 25, foram promovidas cinco conferências internacionais com os convidados Roberto Mezzina (Itália), Pina Ridente (Itália), Rossana Maria Seabra Sade (Unesp), Rolf Sundet (Noruega), Richard Armitage (Dinamarca) e Paolo Borghi (Itália). 

O evento teve o apoio do Ministério da Saúde/Organização Pan-Americana de Saúde, Fórum de Saúde Mental de Ribeirão Preto, Programa de Pós-graduação em Psicologia da FFCLRP-USP, Departamento de Educação Especial da Unesp Marília e Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.