O Cérebro Estatístico

Data: 09/06 às 15h
Local: Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP

Para mostrar de que forma a neuromatemática, uma nova área da matemática ligada à neurociência, contribui para desvendar o funcionamento cerebral, o Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP realiza no dia 9 de junho, a partir das 15h, no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação de Ribeirão Preto (CeTI-RP) da USP, a conferência “O Cérebro Estatístico”, com o coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Cepid Neuromat) Antonio Galves.

O cérebro humano ainda representa um mistério para a ciência. Mas uma das chaves para solucioná-lo e ajudar os pesquisadores a entender como esse órgão codifica e processa as informações está em uma área do conhecimento que, em um primeiro momento, soa inusitada: a estatística.

Os cientistas suspeitam que a forma como o cérebro aprende algo ou constrói uma memória siga uma regularidade de caráter estatístico. Assim, modelos matemáticos podem ser úteis para representar a interação entre bilhões de unidades neuronais e prever comportamentos, contribuindo, por exemplo, para prever doenças como o Alzheimer com maior rapidez.

Sobre Antonio Galves: é graduado em matemática e tem mestrado e doutorado em estatística. É docente do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e desde 2013 coordena o Cepid Neuromat, que reúne uma equipe de matemáticos, neurocientistas, médicos e cientistas da computação para desenvolver uma nova teoria do cérebro utilizando modelagem matemática e neurociência teórica.

Mais informações sobre o evento: jhenrique@usp.br ou (16) 3315 0368.







Vídeo: