Do meio acadêmico à prática diplomática

Data: 04/04 às 14h30
Local: Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP)
Evento gratuito sem necessidade de inscrição



O Grupo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas (GPublic) e a Comissão de Relações Internacionais (Crint) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP promovem no dia 4 de abril a conferência "Do meio acadêmico à prática diplomática"

O evento, que conta com o apoio do Instituto de Estudos Avançados Polo Ribeirão Preto (IEA-RP) da USP, será realizado no Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP), a partir das 14h30.

O conferencista Pedro Monzón Barata pretende estabelecer uma relação de trânsito entre postulados de estudos acadêmicos e os interesses da política e da prática diplomática, com base em sua experiência em países da Ásia e do Pacífico. 

Para ele, a diplomacia deve não apenas partir dos conhecimentos acadêmicos e das orientações políticas, mas também ser guiada por realidades nacionais dos países em que é praticada e ainda apoiar-se na seleção de recursos de comunicação que sejam, além de legítimos, mais eficazes e eficientes. 

Barata é graduado em Ciência Política pela Universidade de Havana, Cuba, e mestre em estudos da Ásia e Norte da África por El Colegio de Mexico, no México. É pesquisador com o posto de embaixador pelo Centro de Investigaciones de Politica Internacional de Cuba (CIPI). Escreveu inúmeros artigos sobre a história, os problemas sociais e as relações internacionais do Japão, Malásia, Austrália e da região Ásia-Pacífico, em geral. Apresentou trabalhos sobre esses temas e sobre Cuba em vários eventos nacionais e internacionais.