Estratégias contra a dengue

Data: 31/03 às 14h30
Local: Auditório do Bloco Didático da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto


No dia 31 de março, às 14h30, o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA-RP) realizará a mesa-redonda "Estratégias Contra a Dengue: Vacina e Alteração Genética do Mosquito", no auditório do Bloco Didático da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto.

Os palestrantes serão o professor Jorge Kalil, titular da Faculdade de Medicina da USP e Diretor do Instituto Butantan, e a professora Margareth Capurro, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e coordenadora do Projeto Aedes Transgênico (PAT).

Kalil irá relatar as particularidades da dengue em relação a outras doenças infecciosas e as dificuldades que esses fatores acarretam para o desenvolvimento da vacina ideal, cuja dose única deve gerar uma resposta contra os quatro tipos da doença.

O professor explicará também como a experiência da criação da vacina da dengue gerou conhecimentos e capacidades que estão possibilitando a pesquisa de possíveis vacinas contra o vírus da Zika, sendo que o Butantan está participando ativamente desse processo na coleta de informações imunológicas e na preparação de testes clínicos.

Complementando o debate, a professora Capurro irá apresentar as tecnologias que podem ser aplicadas para o controle integrado da população do Aedes Aegypti e outros vetores, enfatizando a construção de mosquitos geneticamente modificados. 


Prof. Jorge Elias Kalil Filho: possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestrado em Imunogenética e Imunopatologia e doutorado em Biologia Humana, ambos pela Universidade de Paris VII. Atualmente é Professor Titular de Imunologia Clinica e Alergia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Diretor do Laboratorio de Imunologia do Instituto do Coração e Diretor do Instituto Butantan. 

Profª Margareth de Lara Capurro-Guimarães: possui graduação em Ciências Biológicas pela UNISA, mestrado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado do Depto de Parasitologia da Universidade de São Paulo. Coordenadora do projeto PAT - Projeto Aedes transgênico.







Vídeos: