Saúde e Urbanidade

Data: 01/12 às 14h30
Local: Salão de Eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP)
Inscrições no local.



O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), receberá no dia 1 de dezembro, às 14h30, o professor Paulo Saldiva, vice-diretor do IEA, que realizará a conferência "Saúde e Urbanidade", no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP/USP).

Saldiva discorrerá sobre o desenvolvimento sustentável e como o ato de viver na cidade grande apresenta novos desafios para os profissionais da saúde, como o sedentarismo, ilhas de calor urbano, stress social, e poluição. 

Este cenário representa novos problemas para serem resolvidos, criando a necessidade de serviços públicos que envolvam todos os atores responsáveis por políticas urbanas referentes à mobilidade, opções energéticas, uso e ocupação do solo, entre outras, que estão intrinsecamente relacionados às questões da poluição atmosférica e da saúde pública.

O evento é organizado pelo IEA-RP e conta com o apoio da Rádio USP Ribeirão Preto.

Paulo Saldiva: é graduado e doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). É Livre Docente e Professor Titular do Departamento de Patologia da FMUSP. Foi membro do Comitê Científico da Escola de Saúde Pública da Harvard University, USA, e do Comitê de Qualidade do Ar da Organização Mundial da Saúde. Atualmente é vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) e realiza pesquisas na área de Anatomia Patológica, Fisiopatologia Pulmonar, Doenças Respiratórias, Saúde Ambiental e Ecologia Aplicada.

Fotos: