Professor Antonio José da Costa Filho assume como vice-coordenador do IEA-RP

O reitor Marco Antonio Zago nomeou no dia 2 de setembro o professor Antonio José da Costa Filho, do Departamento de Física da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), vice-coordenador do Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP).

A nomeação ocorreu a partir de uma lista tríplice votada pelo Conselho Deliberativo do IEA, tendo como base os professores sugeridos pelos diretores das Unidades de Ensino do Campus Ribeirão Preto.

Costa é professor titular na USP Ribeirão Preto e sua área de pesquisa envolve a investigação das interações entre biomoléculas, enfatizando a relação entre as proteínas e seus ligantes.  Está envolvido também em projetos que buscam identificar como compostos farmacológicos afetam a organização de modelos para a membrana celular.

É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento e pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física aplicada à Medicina e Biologia, membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia e Neurociências e também vice-presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf).