2º Simpósio Internacional de Linguística e Tecnologias Educativas (SILTED)

Data: 4 e 5 de dezembro, a partir das 8 horas
Local: Anfiteatro da Faculdade de Direito da USP Ribeirão Preto (FDRP-USP)


O evento é gratuito e destinado a graduandos, pós-graduandos e professores da rede pública estadual, municipal, rede SESI, instituições de ensino privadas de Ribeirão Preto e região e demais interessados pelo tema.

A programação do simpósio visa apresentar, socializar e debater os resultados de pesquisas e ações desenvolvidas no âmbito do projeto do Observatório da Educação "Linguagens, Códigos e Tecnologias: práticas de ensino da leitura e escrita na Educação Básica, Ensino Médio e Fundamental".

Abrindo as atividades do dia 4, a Profª Dra. Maria Regina Momesso (CTI-UNESP) discorrerá  sobre as pesquisas, objetos, tecnologias e práticas de leitura e escrita. Após a palestra haverá apresentação musical, seguida pela conferência "Linguagens e Discursos: uma leitura dos processos discursivos humorísticos e descontinuidades nas redes sociais" que será proferida pela Profª Dra. Aracy Ernest (Universidade Católica de Pelotas).

No período da tarde, a Profª Dra. Filomena Elaine P. Assolini (FFCLRP-USP) coordenará a mesa-redonda "Formações de professores e leitores: discursos, ensino e práticas", que contará com as presenças das pesquisadoras Profª Dra. Claudia Pfeiffer (UNICAMP); Profª Dra. Beatriz Eckertt-Hoff (UFD); Profª Dra. Cláudia Ometto (UNIMEP-UNICAMP) e Profª Dra. Marcia Cristina Argenti Perez (UNESP-Araquara). 

Finalizando as atividades do primeiro dia, os professores Fausi dos Santos (UNESP/Araraquara) e Eduardo Yoshimoto (Gepalle, USP-RP) apresentarão resultados do projeto "Linguagens, Códigos e Tecnologias".

No dia 5, a primeira conferência será da palestrante internacional Profª Dra. Ana Amélia Carvalho (Universidade de Coimbra/Portugal), intitulada "Na era do mobile learning: fomentar a aprendizagem significativa e crítica dos nativos digitais".

Continuando a programação, ocorrerá a mesa-redonda "Do universo da multiplicidade das escrileituras ao universo da escola: entre suportes, discursos, linguagens e tecnologias", que será mediada pela Profª Dra. Maria Regina Momesso (CTI-UNESP) e constituída pelas pesquisadoras Profª Dra. Luzmara Ferreira Curcino (UFSCar); Profª Dra. Fabiane Verardi Burlamarque (UPF); Profª Dra. Maria de Lourdes Faria dos Santos Paniago (UFG) e Profª Dra. Maria Angélica Seabra Rodrigues Martins.

Encerrando o simpósio, as doutorandas Fabrícia M. Corsi e Michelle Ap. P. Lopes (UFSCAR, LIRE, LABOR) apresentarão mais resultados do projeto "Linguagens, Códigos e Tecnologias".

O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP), em conjunto com o CTI-UNESP/Bauru.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o email silted.simposio@gmail.com ou pelo telefone (16) 3315-3634.






Vídeos: