II Ciclo de Estudos de Educação Inclusiva

Data: 17 e 18 de outubro
Local: Espaço Cultural da FMRP-USP (ECEU)
Av. 9 de Julho, 980 - Ribeirão Preto / SP


A finalidade do evento é oferecer formação continuada para profissionais da educação de escolas públicas e privadas, utilizando como modelo a perspectiva teórica do Projeto Roma.

O Projeto Roma trabalha o contexto em que as pessoas com deficiência vivem, considerando que, a partir do desenvolvimento humano, as pessoas podem se apropriar de ferramentas culturais, tais como a linguagem.

Na sexta-feira, a conferência de abertura será realizada pelo Prof. Dr. Lineu Norio Kohatso (Instituto de Psicologia da USP), que abordará a relação entre o conceito clássico de inteligência e a construção social do pensamento. 

Iniciando as atividades do sábado, a Profª Dra. Maria Sylvia Cardoso Carneiro (Centro de Ciências da Educação - UFSC) tratará da linguagem como instrumento social e cultural adquirido e aprendido, e o psicólogo Adriano Gosuen (Psicólogo especializado em saúde mental e direitos humanos) irá proferir a palestra "Educação em Valores: um projeto de cultura de solidariedade e de humanização".

Encerrando as conferências, a Profª Dra. Carla Biancha Angelucci (Faculdade de Educação da USP) debaterá a autonomia na perspectiva da emancipação cognitiva, social e cultural dos sujeitos. 
 






Divulgação: