O Plano Nacional de Pós-Graduação

Data e horário: 11/04 às 14h30
Local: Auditório Lucien Lison, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP Ribeirão Preto (FFCLRP-USP)

O palestrante será o Prof. Jorge Almeida Guimarães, Presidente da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que irá abordar os objetivos e princípios do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2011-2020.

O PNGP, que tem como fundamento definir novas diretrizes, estratégias e metas para dar continuidade e avançar nas propostas para política de pós-graduação e pesquisa no Brasil, foi formulado a partir de pesquisas e sugestões  da comunidade acadêmica e da própria sociedade, consultando associações científicas, universidades e especialistas de diferentes áreas do conhecimento e do ensino.

O Plano está organizado em cinco eixos, sendo eles: a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação; A criação de uma nova agenda nacional de pesquisa; O aperfeiçoamento da avaliação; A multidisciplinaridade entre as principais características da pós-graduação; O apoio à educação básica e a outros níveis e modalidades de ensino, destacando-se o ensino médio.

Sobre Jorge Almeida Guimarães: Pesquisador Sênior do CNPq. Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Escola Paulista de Medicina-UNIFESP. Percorreu toda a carreira universitária atuando como professor na UFRRJ, UNIFESP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP, na UNICAMP, UFF e UFRJ. Recebeu o Título de Professor Emérito da UFRJ em 1999. Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 

Vídeo do evento:

Fotos do evento:



Para ver o album completo, clique aqui.