Sistemas Complexos: Aleatoriedade, Emergência e Universalidade

Data e horário: 12/04 às 9h00
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP)

O Simpósio, uma iniciativa conjunta do Departamento de Física da FFCLRP e do IEA-RP, contará com uma série de palestras que apresentarão as recentes contribuições de muitos pesquisadores na física estatística, enfatizando-se os métodos que vão desde as aplicações mais tradicionais até as interdisciplinares.

Diversos palestrantes debaterão a procura por universalidade em sistemas físicos, que foi e tem sido uma aspiração de muitos físicos estatísticos, e a caracterização dessa universalidade pelo cálculo de parâmetros e expoentes críticos, inicialmente concentrada nos chamados sistemas de spins através de diversas técnicas como grupo de renormalização fenomenológico, invariância conforme e simulações Monte Carlo com grupo de renormalização.

Será contemplado também o estudo de fenômenos fora do equilíbrio, conhecido como simulações em tempos curtos ou simulações Monte Carlo dependentes do tempo, que tem sido explorada brilhantemente por uma série de físicos brasileiros, destacando-se o prof. J. R Drugowich, que contribuiu de maneira singular para o desenvolvimento de tais técnicas, sendo o homenageado deste evento.

Ressalta-se que tais contribuições motivaram uma geração de jovens pesquisadores a explorar a aplicação desses métodos da Mecânica Estatística, além da criação de novos, no entendimento do comportamento emergente e das transições de fase existentes, não apenas nos tradicionais sistemas de spins, mas também em novas aplicações biologicamente motivadas, passando pelos sistemas socioeconômicos, redes complexas dentre outras. 

Vídeos do evento:




Fotos do evento:



Para ver o álbum completo, clique aqui.