Cronologias do crime organizado em São Paulo: regulação da morte, controle da vida

Data e Horário: 06/03 às 14h30
Local: Salão de Eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP)

Vídeo do evento



A Palestra será realizada pelo professor Sérgio Adorno, que apresentará o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV) e analisará a emergência da criminalidade organizada nas prisões e os ataques realizados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) de maio a agosto de 2006.

O NEV é um dos Núcleos de Apoio a Pesquisa da Universidade de São Paulo e desde 1987 desenvolve pesquisas e forma pesquisadores, tendo como uma de suas principais características a abordagem interdisciplinar na discussão das relações entre violência, democracia e diretos humanos.

Os estudos do professor Adorno no âmbito do NEV debatem a organização criminal dentro de quatro eixos: cenário internacional e contexto brasileiro, antecedentes históricos, enraizamento do crime na sociedade e o papel das políticas públicas penitenciárias.

Sobre Sergio Adorno: Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Pós-Doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, CESDIP, França. Atualmente é Diretor e Professor Titular em Sociologia da FFLCH- Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Coordenador Científico do Núcleo de Estudos da Violência - USP, Presidente da ANDHEP- Associação Nacional de Direitos Humanos- Pesquisa e Pós-Graduação.